9 Hábitos para perder peso rápido e sáudavel
9 Hábitos para perder peso rápido e saudável
O desejo de emagrecer rápido leva muitas pessoas a adotar dietas restritivas, cortando o consumo de alimentos para equilibrar calorias gastas e consumidas. A adoção de regimes alimentares, por si só, em um primeiro momento pode até dar certo, mas, a longo prazo, as chances de falhar e de ganhar o peso de volta são enormes. No entanto, essa não é a única alternativa para emagrecer, nem a mais sustentável. Observar o que você come diariamente é muito importante, porém o pulo do gato está em fazer pequenas mudanças de hábito na sua rotina que irão tornar sua vida mais saudável. Assim, consequentemente você irá perder peso rápido e diminuir as chances de engordar novamente.
A perda de peso está relacionada a mudanças de hábitos e de qualidade de vida. De acordo com as ideias do livro “Mini habits for weight loss” escrito por Stephen Guise o ideal é trocar o foco na dieta pelo foco na construção de pequenos hábitos. Desse modo, melhoramos nosso estilo de vida e garantimos um emagrecimento duradouro.
Confira a seguir, 9 hábitos simples que irão te ajudar a perder peso rápido e sem dieta:
-
Beba bastante água ajuda a reduzir medidas
Você já deve saber que o ideal é ingerirmos pelo menos 2L de água por dia, mas talvez ainda não saiba que beber água pode ser uma ótima estratégia para o emagrecimento. A água tem 0 calorias e é muito importante para o bom desempenho de vários processos que ocorrem no nosso organismo. O bom funcionamento do corpo estimula o metabolismo e a queima de gordura. Além disso, beber água também diminui a sensação de fome, aumenta a queima de calorias, melhora o funcionamento do intestino e melhora o rendimento físico.
As dicas são: calcule a quantidade de água que você deve beber diariamente, beber água ao acordar em jejum e antes das refeições e distribua a ingestão de líquidos ao longo do dia para se manter hidratado.
-
Movimente-se mais
É comprovado que a atividade física possui vários benefícios para o corpo e para a mente. Mesmo assim, para algumas pessoas ainda pode ser difícil tornar o exercício uma prioridade mas não desanime. Qualquer movimento corporal exige gasto de energia e não apenas exercícios. Desse modo, dê prioridade a escolhas que te façam se movimentar mais, como por exemplo: usar as escadas em vez do elevador, ir para o trabalho de bicicleta ou a pé se possível, alongar-se na mesa de trabalho, manter uma média diária de 10.000 passos por dia, entre outras. O importante é estar sempre em movimento, gerando gasto calórico.
A dica ideal é que junto desse movimento gerado no dia a dia, você encontre uma atividade física que te agrada e persista.
-
Planeje sua rotina e refeições
A organização ajuda a criar ambientes propícios para alcançar qualquer resultado. Seguir uma rotina pode te trazer mais disciplina, concentração, disposição e foco, além de combater o estresse e a sensação de improdutividade, entre outros benefícios. Planejar e definir horários para as refeições evita excessos e põe limites no hábito de beliscar durante o dia, além de evitar longos períodos em jejum (o que costuma levar a excessos alimentares, principalmente à noite).
A dica é: saiba sua rotina, se programe, estabeleça e tente cumprir pequenos objetivos durante o dia de acordo com seus horários e compromissos, separe um tempo para praticar atividade física, programe com antecedência o que você vai comer e o horário das refeições ao longo do dia. Lembrando, é claro, que é muito importante definir metas que estejam ao seu alcance, respeitando o próprio corpo.
-
Coma devagar para que o corpo se sinta saciado
Comer sem pressa, mastigando adequadamente, faz toda a diferença. O cérebro demora a processar a sensação de saciedade. Proporcione tempo para a comunicação entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade. Além disso, quanto mais vezes se mastiga e engole mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre. A mastigação ajuda na digestão e até emagrece.
Logo, a dica é que você coma devagar sinta o sabor dos alimentos, de tempo dessa informação ser processada para que não haja excessos e o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida.
-
Escove os dentes após as refeições
Escovar os dentes após as refeições pode ajudar a reduzir o apetite. Isso acontece porque o gosto e a sensação de refrescância deixados na boca pela pasta de dente tendem a combater a compulsão e a fome em excesso. Além de alterar o sabor da comida tornando desagradavel provar alguns alimentos. No entanto, os dentistas indicam esperar entre 20 a 30 minutos para escovar os dentes depois de se alimentar. Tempo necessário para o PH da boca se reequilibrar e evitar a hipersensibilidade.
-
Faça um diário alimentar
Um diário alimentar pode ser muito útil no processo de emagrecimento pois permite que você veja toda a sua alimentação de maneira clara e precisa. Estudos realizados mostraram que pessoas que registram o que comem alcançam melhores resultados. O que faz sentido, já que assim você tem mais controle sobre a sua alimentação, fica menos suscetível a cometer erros e entende o que está atrapalhando seus rendimentos. Dessa forma, é possível identificar se você come por estresse ou ansiedade, se come quantidades exageradas de comida e se come muitos alimentos calóricos e pouco nutritivos.
É muito simples fazer um diário alimentar, basta anotar tudo que você come, os horários e suas emoções também. Pode ser com papel e caneta, aplicativos específicos ou bloco de notas no celular. Talvez pareça um pouco chato no começo, mas isso vai se tornando rotineiro e ajuda o cérebro a decidir melhor sobre o que e quando comer.
-
Dormir bem
Uma boa noite de sono é muito importante para quem deseja emagrecer. É enquanto dormimos que o corpo recompõe as energias e regula os hormônios relacionados com a fome. A restrição do sono gera o cansaço que sentimos durante o dia. Isso inibe a queima de calorias e aumenta os níveis de cortisol, fazendo com que o corpo estoque ainda mais gorduras. Além de favorecer o aumento da grelina, hormônio responsável por desencadear apetite, e consequentemente despertar seu desejo por guloseimas gordurosas ou cheias de açúcar.
Dormir bem gasta em média 80 calorias por hora e trás benefícios como: diminuição do estresse, aumenta a disposição, ajuda a comer menos e muito mais. O ideal é dormir pelo menos de sete a oito horas por noite, um sono de boa qualidade e em um lugar escuro e silencioso.
-
Cuidar da sua mente
A mente é a chave para a perda de peso! Fazer dietas restritivas com a motivação errada pode ser um gatilho para emoções negativas como tristeza, raiva e ansiedade. Muitas vezes usamos a comida como consolo para aliviar a tensão ou como recompensa para nos fazer sentir melhor momentâneamente. O seu emocional está diretamente relacionado com sua maneira de comer e de pensar sobre os alimentos. É super necessário também, identificar e tratar transtornos alimentares. Quando a mente está equilibrada, o corpo para de ansiar por mais comida. Por isso é muito importante cuidar da saúde mental e se possível fazer psicoterapia. O suporte psicológico desenvolve uma maior capacidade para lidar com as emoções e ajuda a construir novos hábitos saudáveis em substituição a hábitos ruins.
-
Esteja com pessoas que estimulam a vida saudável
A teoria do escritor americano Jim Rohn diz que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Logo, o meio em que estamos influencia diretamente nossas ações, pensamentos e sentimentos, isso é inevitável. Já percebeu que quando nos cercamos de pessoas que não cultivam boas idéias e atitudes, que reclamam de tudo, são muito preguiçosas e estressadas, a tendência é de nós absorvermos esse comportamento. Muitas vezes até nos sentimos sugados e desanimados.
Felizmente, podemos despertar a consciência para nosso poder de transformação através das escolhas que fazemos. Selecionar quem faz parte da nossa vida está ao nosso alcance. Podemos escolher estar perto daqueles que são melhores exemplos, que nos incentivam e motivam, que nos estimulam a ter hábitos saudáveis, que estão vivendo o mesmo que você deseja viver.
O emagrecimento efetivo e duradouro só é possível quando você abandona hábitos nocivos e adota uma rotina mais saudável, com alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e hábitos sustentáveis. É importante saber lidar com possíveis deslizes e frustrações, que são intrínsecos da natureza humana, para manter-se firme nas estratégias de emagrecimento. Cuidar da mente também é muito importante para esse processo. Persista!
leia também:
Porque o Muay Thai Faz Tanto Sucesso Entre As Mulheres? – Gabriel Pasqualotti
Como escolher o melhor PERSONAL FIGHT? – Gabriel Pasqualotti