Você conhece a história e sabe Como surgiu o Kickboxing? Veja aqui como ele se originou, quais são as principais técnicas e quem são os principais lutadores.
O Kickboxing é um desporto de combate que possui diversas modalidades e que se difundiu em diversos países.
Neste artigo iremos explicar como o Kickboxing surgiu, como são as técnicas utilizadas e todos os outros detalhes presentes no mundo das artes marciais. Assim, você poderá conhecer um pouco mais sobre a sua história.
O que é Kickboxing?
O Kickboxing é uma arte marcial japonesa, mas que também possui a sua versão como desporto de combate, nascido nos Estados Unidos. Ele é chamado assim, pois suas principais técnicas envolvem chutes e socos, daí o nome.
Assim, ele pode ser entendido como um esporte de contato total ou, ainda, como uma luta que utiliza socos e chutes. Nesse caso, ele pode incluir todas as lutas que envolvem essas técnicas, como Muay Thai, Taekwondo, Karatê, entre outras.
Seja como for, o Kickboxing é um esporte de combate, e, por mais que se pareça com as outras artes marciais, possui regras bastante próprias. Além disso, ele também pode originar competições junto a outras modalidades.
Como surgiu o Kickboxing e suas técnicas
O kickboxing surgiu no Japão, mas, como já explicamos, possui uma versão originada nos Estados Unidos. Na realidade, ele possui também várias Modalidades e já se mesclou com outras lutas, principalmente as olímpicas.
No entanto, tanto o Kickboxing japonês quanto o Kickboxing americano surgiram por volta da mesma época, entre as décadas de 1960 e 1970.
Basicamente, ele começou a aparecer quando lutadores de Karatê começaram a explorar novas técnicas, que promoviam mais contato entre os participantes. E, assim nasceu essa modalidade.
Assim, os participantes e atletas do karatê se encontravam em eventos de “full-contact”, ou seja, contato total.
Já no Brasil, o Kickboxing surgiu no ano de 1978, e foi trazido por Markus Tullius e seu aluno, Luiz Augusto Alvarenga.
Conheça, a seguir, quais são as regras gerais dessa arte marcial, em cada uma de suas versões:
- Musical Form: essa modalidade é conhecida como a Ginástica Olímpica Marcial. Nela, os atletas utilizam os movimentos tradicionais das artes marciais com música, como se fossem uma coreografia.
- Point fight ou semi-contact: essa modalidade é feita no tatame, e tem como objetivo marcar pontos com golpes leves. Os chutes só são válidos acima da cintura e são feitos com a canela ou peito do pé.
- Light contact: uma modalidade que também é lutada no tatame, e que é uma variante do full contact. Utiliza técnicas de forma contínua, mas bem controladas.
- Kick light: ela é bem similar ao light contact, mas é permitido chutes baixos nas partes internas e externas das coxas. É proibido nocautear o adversário nessa modalidade.
- Full contact: os atletas utilizam técnicas de mão parecidas com as do boxe tradicional e todos os tipos de chutes. É permitido atingir o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e da cabeça.
- Low-kick: o low-kick é como um full contact, só que mais completo, no qual é válido o uso de caneladas nas coxas de forma interna e externa, sempre se limitando à linha do joelho.
K1 rules: é como o low-kick, só que mais completo, no qual é válido o uso de caneladas nas coxas de forma interna e externa, joelhadas e soco giratório.Não é permitido golpes com o cotovelo ou projeções de tronco.
Atletas do Kickboxing
Alguns dos nomes mais conhecidos nessa luta são: Bill Wallace, Joel Ewis, e Ed Parker. Já na Europa, se destacam: Ernesto Hoost, Peter Aerts, Semmy Schilt, Andy Souwer e Nieky Holzken. Portanto, o Kickboxing é um desporto de combate bastante representativo, e que já foi apropriado em diversas culturas. Ela já se expandiu em vários lugares do mundo, e é tão conhecido quanto o boxe e outras lutas que utilizam socos e/ou chutes.
Continue Lendo: